top of page

‘No espaço das mil pétalas’ é um espetáculo de dança clássica indiana. Com sinos nos tornozelos, agilidade nos olhos e sintonia fina com a música carnática, o Duo Lótus apresentam um repertório expressivo dessa arte milenar, conduzindo o público por uma guirlanda de histórias sobre o Deus Shiva. 

O título do espetáculo remete ao sétimo chakra, no topo da cabeça, centro da consciência e morada dessa divindade, que é também o deus da dança e da transformação. 

O espetáculo traz coreografias do repertório tradicional do bharatanatyam: Pushpanjali, abertura ritualística oferecida à Ganesha filho de Shiva, o deus com cabeça de elefante que remove todos os obstáculos; Allarippu - dança do florescimento, que abre o corpo movendo com precisão rítmica todas as pequenas articulações e aquecendo o fogo da vitalidade. Então seguem dois solos que narram histórias de Shiva - um varnam, coreografia inspirada na poesia de Ramaswami Dikshitar [ 1735- 1817] onde uma amante do deus vem de muito longe encontrá-lo e descreve sua beleza e seus humores; e um keertanam, coreografia inspirada na poesia de Muthuswami Dikshitar [1775-1835], filho mais velho de Ramaswami, que nos conta sobre os aspectos divinos e a brilhante dança Nataraja, Shiva em sua manifestação como o rei da dança. 

Ao final, o duo dança o Jathiswaram, onde os elementos harmônicos e melódicos conduzem os movimentos a um ápice. Aqui o Duo adapta a coreografia clássica criando uma experimentação contemporânea em relação ao espaço, sem se afastar do rigor e da precisão da linguagem do bharatanatyam.

 

Histórico:

Fevereiro\2019, Centro de Referência da Dança da cidade de São Paulo

Abril\2019, Hotel Ponto de Luz, Joanópolis

GodShivainHisFerociousAspectasMahakalaDa

Deus Shiva dançando os ciclos de criação e destruição do universo

bottom of page