Duo
Lótus
Bharatanatyam é um dos estilos de dança clássica indiana. Nascida no estado de Tamil Nadu, sul da Índia, é uma dança que concentra e irradia a energia corporal com seus gestos ritmados e sua geometria celeste.
Suas principais características são a percussão dos pés no chão - amplificada por sinos amarrados nos tornozelos - a geometria que rege a relação do corpo com o espaço, a presença dos mudras [gestos das mãos] e das expressões do rosto para narrar poemas e histórias da mitologia hindu.
É uma dança que atravessou templos, cortes e salões trazendo até o presente uma repertório que revela um profundo conhecimento do corpo e de sua expressividade.
Nessa travessia, seguiu sempre viva a relação da dança com o amor humano [shringara] e o amor divino [bhakti], que no fundo são o mesmo: os sentimentos humanos em suas nuances e o êxtase da devoção aos deuses são temas que alimentam e inspiram essa dança teatral.
Seja por meio de histórias e emoções entre heróis e heroínas, seja em encontros diretos com manifestações de Deus, o bailarino está sempre imerso numa realidade íntima, encarnando o anseio pela união que habita as profundezas dos corações, fazendo da dança simultaneamente uma busca, um encontro e uma oferenda.
bruno fenart